sábado

Sobre a viagem

As leis brasileiras graciosamente me reservam 30 dias anuais de férias. Como a melhor coisa da vida, para mim, é viajar, essas 720 horas são inequivocamente reservadas a este propósito.

Assim aconteceu...
- Em 2004 (Chile e Argentina)
- 2005 (Peru e Bolívia, veja aqui)
- 2006 (Nordeste do Brasil)
- 2007 (Sul do Brasil, veja aqui)

Agora, em 2008, estou tendo a oportunidade de realizar um sonho: pôr o pé pela primeira vez na EUROPA!



::: COMO VAI SER A VIAGEM
- Como de costume, não vou sair por aí correndo para ver tudo que é ponto turístico. Não é assim, sinceramente, que se conhece um povo ou uma cidade.

Estou de férias! Vou relaxar e fazer o que der na telha. Tenho certeza de que, assim, terei um filtro muito eficiente para o que realmente vale a pena fazer em cada lugar que eu visitar. Assim foi com Aranha no Peru e Aranha no Sul. E é assim que eu personalizo meu espírito mochileiro.


::: O QUE ESPERAR DO ARANHA NA EUROPA
- Transparência. As opiniões aqui emitidas são livres e espontâneas - até pelo ambiente em que se encontram. Não estou ganhando o "apoio" de ninguém. Tanto os elogios quanto as naturais críticas podem se tornar surpresa para todos os citados - cidades, órgãos públicos, empresas ou estabelecimentos comerciais. Daí a credibilidade para tudo que você ler aqui.

- Pessoalidade e proximidade. Meus relatos são resultado da observação comum, pessoal, simples e cotidiana - assim como alguma que você também teria, se estivesse fazendo o mesmo que eu.


::: O QUE NÃO ESPERAR DO ARANHA NA EUROPA
- Um guia de viagem de pontos turísticos de cada uma das cidades visitadas. Meu objetivo não é fazer o trivial - muito pelo contrário: quero, em cada lugar que visitar, viver como o povo vive. Isso significa que fantasiosos city tours estão proibidos, enquanto caminhadas de quilômetros e viagens em pé em ônibus suados serão muito bem-vindas.

- Conclusões concretas, resultantes de extensa pesquisa. As observações aqui feitas são resultados da observação de atitudes e de comportamento, nunca pretendendo atingir exatidão ou conclusão científica baseada em grande amostragem. Resumindo: é a percepção de um viajante sensível aos estímulos de cada lugar visitado.


::: POR QUE UM BLOG?
Fazer um diário de viagem público significa, para mim, compartilhar as incomparáveis emoções de se viajar com as duas classes existentes de pessoas realmente vivas - as que gostam de viajar e viajam, e as que apenas gostam de viajar.

Sou jornalista formado em 2002 pela PUC-Rio, com recente pós-graduação em Gestão da Comunicação na ESPM. O caminho natural de carreira, que me levou a caminhos distintos da atividade de repórter, não afeta em nada o meu instinto e gosto por "buscar para contar".

Juntando isto com a paixão por internet, nasce este blog, que vem relatar meus inusitados passos nesta viagem autônoma, espontânea e até interativa (você pode comentar ou participar das enquetes e, assim, ajudar a decidir alguns dos meus passos na viagem).

O blog também serve para toda a eternidade como rica lembrança, para mim mesmo, desta viagem - que de outra maneira acabaria perdendo detalhes no inevitável esquecimento.


Bom proveito pra nós! ;-)

10 comentários:

Unknown disse...

Salve Patrão... Primeiro de tudo, boa viagem e boa sorte!

Nunca fui para lá não, mas pelo que ouço...

NÃO SE ESQUEÇA DO LESTE EUROPEU!!!

Aquele abraço e até a volta!

Unknown disse...

pouco prolixo o menino...

Dayana Santos disse...

td de bom pra vc.......... seu destino ja está traçado, pois vc ja escolheu assim; ao definir, decidir e praticar o estilo de vida escolhido..... Q vc seja feliz com o caminho q escolheu.
bjo.
Dayana.

Anônimo disse...

Aeeee!!!!!!!! Cara, até agora só li sobre a balinha de presente e sobre "a estátua q só tem em Floripa" e ri MUITO!!!! HAAHAHAHAHAHAHA... Vc sempre foi figura e POSSO falar isso pq te conheço desde os 4 anos, olha q lindo!!!! Rsrsrs... São 23 anos! Não é pouca merda não... Hehehe...

Bjs
Fabiana AGUIAR Roza (é no "AGUIAR" q vc dá ênfase,né?! Até em pleno bloco da ansiedade! rsrs) APROVEITE MT POR MIM E POR TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!! =)

Sandra Luz disse...

Estou adorando a viagem.Estamos indo muito bem.Os seus comentários e curiosidades,são tudo de bom.
Fico ansiosa para saber aonde vamos no dia seguinte!
Curta cada vez mais.
Beijo carinhoso da amiga,
Sandra Luz

Unknown disse...

Fala Carlos!!
Peregrino brasileiro em terras antigas...

Aproveita...

Abraços

Cintia Prado disse...

Aranha!!! Estou adorando o seu diário! Gostei da sua idéia: lua de mel em Veneza....

Beijos e aproveita!

Sandra Luz disse...

Estou com saudades,mas adorando a viagem!!!!!!!
Curta muuuuuuuuuuuuuuito...

Michel Ribeiro disse...

Fala, Tropeiro!

Cara, preciso de um GPS desses. Não pra andar na Europa, mas aqui no Rio mesmo. hehe.

Tá bacana a viagem, hein!

Vale lembrar que o barbeiros da Itália também têm família..dá uma forcinha aí pra eles! :)

Abs!

Jeanny disse...

Nossa gostei muito do seu blog...Parabéns!!!