sábado

Paris: Caminhando

Meu companheiro nesta viagem, Felipe, vai demorar mais um dia para chegar. Esta se recuperando de uma amigdalite no Brasil. Com cinco minutos de albergue e mochila ja jogada de qualquer jeito no beliche, veio a intuicao aos gritos: "saia caminhando".

1a observacao que surpreende ate a mim mesmo: esses parisienses sao muito friorentos! Todo mundo parecendo arvore de natal de tanto cachecol, gorro, casaco e penduricalhos contra o frio. E eu, brasileiro, acostumado com os quase 40 graus do Rio de Janeiro, passei a primeira tarde (e noite!) em Paris com apenas uma calca fina, uma camisa e um casaco leve. Bom, deve ser a empolgacao. Porque mal larguei a mochila no albergue e sai como um louco, sem destino, a andar por Paris.

E quer saber? Minha conclusao e: nao ha nada melhor para se fazer em Paris. Esqueca city tour, passeio de barco, visita guiada ou qualquer coisa assim. Esta nao e uma cidade de pontos legais para se visitar. Esta e uma cidade toda legal de se visitar, se conhecer, sentir e, principalmente, viver.

Ande, ande, ande. Vire aquela esquina que, sem motivo concreto, te despertou a curiosidade. Entre naquela ruazinha que, curiosamente, fez voce se perguntar - "o que sera que tem do outro lado?". E assim, va conhecendo Paris que os turistas "empacotados", infelizmente, nunca terao o prazer de conhecer. E, por mais que o que vou dizer agora seja um tiro no pe, nao ha nada melhor que a sinceridade: minhas fotos nao vao te dar metade da sensacao que e, de novo, andar por Paris. Mas vamos la...

E e isso que eu recomendo a voce, quando chegar pela primeira vez em Paris: saia andando. Sem rumo. Sem destino. No maximo, um mapa (e dobrado, dentro do bolso, so para o caso de alguma emergencia).

O meu albergue fica perto da Praça République. Foi este o meu ponto de partida. Pus o GPS para funcionar e registrar a minha macarronica caminhada. Resultado: 7km em tres horas!


E frances ruim de roda...!


Muito comum por aqui: carros - em funcionamento e circulando - totalmente pichados. Arte?


Primeiro, a parada para um lanche. Foi uma pizza quadrada bem ruinzinha. Acompanha desta ai acima: Cherry Coke! (Faz um ano que eu nao bebo mais Coca-Cola. Mas essa aqui, que ha anos nao e mais vendida no Brasil, mereceu a excecao.)


Paris tem banheiros publicos e gratuitos no meio da rua. E o mais incrivel: limpos e "nao-fedorentos" ("cheirosos" ja seria exagero).


E olha o que eu fui encontrar por acaso: "Cafe Carioca". Um bar brasileiro em Paris! Quando entrei, tocava Marisa Monte. Fotos e bandeiras por todo canto. Mas o balconista nao falava portugues. Pode?

Internet aqui e carissima. Mas prometo: AMANHA TEM MAIS!

6 comentários:

Anônimo disse...

Paris é tudo de bom! Duvido que encontre alguma outra cidade que chegue aos pés dela...

Tire um dia pra almoçar em um dos milhares de parques dai... Terá uma surpresa muito legal!

E aproveiteeeeeeeeeeeeeee!

Beijos da amiga mineira,
Crica

LUCIANA FRÓES disse...

Ai ai, que delícia ler os seus posts!!! Ainda mais sobre Paris, que eu AMO!!
Experimente um passeio desses pelos Jardins de Luxemburgo, que a esta altura já deve estar com algumas flores. É lindooooo!!!
Bom passeio.
Bisous, Lu

Anônimo disse...

Carlos Charles!

Você está em Paris? Caraca!

Si vou plais, você pode ir no XVemme, na Rue de Lourmel, 148? É o prédio que morei em 1988/1989. Tire uma foto! Se possível, claro...

Bom, eu cheguei até aqui porque queria falar com você. Mas acho que só em abril, quando você voltar daí.. É um convite muito interessante!

Beeeeeeeijo!

Anônimo disse...

menino, o que é isso? um blog?

Unknown disse...

nossa, paris e demais msm, o legal também de andar sem rumo nesta cidade é encontrar no caminho jardins aleatórios que te dão a impressão de serem jardins de algum palácio ou algo parecido, mas não,após procurar saber se trata-se de algum lugar turístico, a negativa se impõe,é caso "apenas" de mais um presente aos olhos para quem percorre suas ruas. outra coisa legal de paris, em determinadas estações, é ver os franceses pararem no meio da rua para sentir o sol no rosto, deitados com as crianças perto de uma praça ou daquele charmoso lago com barquinhos perto do Louvre.
bjs
Julia

Anônimo disse...

Que iiisso cara..no mc donald's a internet eh de graça!