terça-feira

Barcelona: Bateu!

Cheguei cheio de medo em Barcelona, mas veja o presente: o vôo, vindo da Itália, é considerado doméstico. O que me permitiu desembarcar direto no sagüão do aeroporto! Não precisei passar por nenhuma imigração xenofóbica.

E lembra que, em Veneza, as primeiras impressões foram suficientes para eu "começar a cidade" no negativo? Pois bem, aqui foi o contrário...

TREM GRÁTIS

Cheguei no posto de atendimento ao turista para pegar mapas (aqui, ao contrário de Veneza, eles obviamente são gratuitos). Aí pergunto como faço para me deslocar até a cidade e ela me dá duas opções. Sendo que uma delas - o trem - é... GRÁTIS!


Além de climatizado e com LCDs que informam tempo, notícias e as próximas estações, os trens seguem na companhia de seguranças em cada vagão (será que precisa?).

(Depois fui saber, por locais, que a "gentileza" do trem grátis não é, ao contrário do que pensei, uma cortesia aos turistas ou usuários do aeroporto. Trata-se, na verdade, de uma compensação ao fato de o trem ter ficado fechado para obras durante alguns meses. Esta é apenas uma maneira de atrair usuários para o serviço novamente.)


CATALÃO e METRÔ DE BARCELONA

Opaaa! Peraí, onde estou? "Sortie" é saída em francês. "Salida" é saída em espanhol. O que seria então "sortida"? Pois fique sabendo: não há uma placa, papelote ou sinalização em Barcelona que, por lei, não esteja escrito também em catalão - língua original desta região da Espanha (Catalunya) e que o povo local faz questão de manter viva.

Você até encontra o espanhol também representado na maioria dos casos, mas a prioridade está sempre para o catalão (que, como você pode ver pelo exemplo acima, tem algumas influências do francês).


O resultado é isso: duas línguas, em tudo, o tempo todo.

Outra: depois de ouvir alguns "prego" por aqui - e achar que tem muito italiano morando em Barcelona* -, descobri que a palavra também está no catalão, com o mesmo sentido. Ou seja: o italiano também influenciou a língua nativa da Catalunya.

* "Prego", em italiano, quer dizer "de nada".


Vale repetir a foto para chamar a atenção: reparou que o metrô daqui informa quantos minutos e segundos faltam para chegar o proper, digo, próximo trem? Sen-sa-cio-nal.


Melhor ainda é quando ele chega. O painel diz "ENTRA".

Veja tudo isso em vídeo:



E a porta clama: "deixem sair!" (antes de entrar)


Corredores de acesso ou ligação entre linhas.


Músicos de metrô são valorizados aqui. E são muito bons!


Elevador de acesso ao metrô, para deficientes. Está presente na maior parte das estações.

O metrô aqui também tem TVs de LCD nas estações. Veja:

Ops! Erro no (tinha que ser) Windows.


Tem uma piadinha sobre o metrô bem típica aqui da cidade. É sobre a estação Passeig de Gracia, que tem esta corredor-conexão infinito entre duas linhas. A estação ganhou o apelido - ao menos entre os brasileiros que vivem aqui - de "passeio-desgraça" (só por causa, coitada, da comprida distância na conexão).


E olha que sensacional isso aqui. Pra você, que está acostumado com aquelas máquinas magrinhas de vender biscoito, veja esta gordona aqui no metrô: um verdadeiro supermercado! (Repare no nome: é quase Yahoo!)


Nisso, o Rio dá uma lavada: já temos cobertura de telefonia celular no metrô há tempos!


Olha que interessante (e que respeito ao cliente): um mapa com o tempo que o metrô leva entre cada estação. Assim você pode calcular quanto, exatamente, vai levar sua viagem. Informação nunca é demais.


Outra que os metrôs brasileiros podem tentar aprender: bancos, muitos bancos, para as pessoas sentarem!


Olha que idiota: o cara invade o trilho do metrô para ir lá do outro lado pichar a publicidade. E o pior: ninguém limpa!

Curiosidade do metrô de Barcelona: a gravação que anuncia as próximas estações do metrô tem uma gracinha. Parte da frase é dita por um homem, parte por uma mulher. Chega a ser romântico. E eles ainda revezam!

Proxima estacao: (homem)
Placa Catalunya (mulher)

Proxima estacao: (mulher)
Liceu (homem)


ALMOÇO BRASILEÑO

Uma das primeiras visões de Barcelona: Las Ramblas, uma das principais (e a mais turística) vias da cidade.


Teatro Liceu, que dá nome à estação de metrô que fica em frente (e embaixo).

Mal dou dez passos e encontro um restaurante chamado...

Brasil! Apesar do nome, ninguém ali fala português.


Mas de uma coisa muito boa, depois de tanta massa/pizza, deu para matar a saudade. A foto dispensa comentários.

E só pelos cardápios que vi hoje, já deu para perceber: a comida na Espanha se aproxima mais do gosto com o qual o brasileiro está acostumado. Na Itália se vê basicamente (maravilhosas) massas. Aqui você já vê bife e batata. So faltou mesmo o nosso feijão...


Plaza Reial, onde fica o albergue em que me hospedei: Kabul.


Estátua do espanhol Cristóvão Colombo.


Dizem que ele está apontando aí para a América. Mas pelos meus cálculos bussoláticos, ele parece estar apontando para a Itália...


O World Trade Center daqui. À direita, uma das torres do bobo teleférico que leva da cidade para a beirinha da praia.


Caminho para o porto de Barcelona.


Todo porto costuma ter uma vista bonita. Mas você já viu alguém namorar num porto?


Talvez sim, se ele tiver uma estrutura adequada, que convide à vida.


Aqui, isto não só é real e bem-feito...


...como também bem romântico!


E por falar em romantismo, veja como esta cidade reserva sinais positivos a qualquer momento: até a manifestação que beiraria o vandalismo (um adesivo tachado no telefone público) traz uma mensagem como a que você vê acima.


Mais uma! É, com certeza eu corro esse risco por aqui, porque...


...Barcelona bateu! E bateu muito forte! Três horas aqui, e já é o lugar que mais estou me sentindo bem desde o início da viagem.

Que cidade fascinante! Beleza nas ruas, beleza nas pessoas. Comportamento humano incrível. Uma inocente (e também sonsa) mistura de euforia com um certo semblante de calma e serenidade que parece dizer: "pois é... a gente mora aqui!"

Em breve, muito mais!

8 comentários:

Andreza disse...

Oi Aranha!!!

Amei o seu blog, mtooooooo legal!!!! estarei viajando p a França dia 30 de junho e queria fazer viagem de trem para conhecer outros lugares tb! então queria te pedir para divulgar o valor q vc tah pagando nos trens, por ex da França para Itália! isso ajuda mto para ter uma noção dos gastos!
Da mesma forma os valores dos allbergues! ah! e se esse valor p estudante que vc menciona eh para quem tem akela carteirinha UNE/UBES!

Obrigada!!!
Bj!

Anônimo disse...

Aranhaaaaaaaaa!!!
Estou acompanhando o seu blog...
E só venho fazer um comentario: que cabelo é esse pessoa?! hahaha
Beijosss figuraaaa.
Dani Avelino

Anônimo disse...

Diga aew meu caro..vale mais a pena levar laptop ou usar cyber café ?
Tem internet wireless de graça por toda a parte q nem nos Estados Unidos ?
vlw

Anônimo disse...

só vai postar quando voltar pro brasil é? hehe

Carlos Aranha disse...

Andreza: me manda um email que eu te respondo com algumas infos!

Dani: o cabelo eu vou cortar já já. Aguarde! hehehe

Kleyton: se ele não for pesado, traga o laptop. Wireless não é tão fácil, mas muitos albergues oferecem. Ah, e um detalhe estranho: para usar a rede de um cyber cafe com o seu laptop, você paga mais caro que se estivesse usando um micro deles. Vai entender...

Anônimo: está complicado mesmo para postar. São muitas fotos! Mas prometo movimentar isso aqui logo,logo!

Anônimo disse...

Carlitos...
Não acha que Barcelona tem o clima de Ouro Preto??? Principalmente a noite???

Bom demais, tbm amei Barcelona!
Beijos da amiga mineira,
Crica

Anônimo disse...

Fala cara! Só agora vi seu post sobre o metrô de Barcelona! Muito legal! Aguarde que em breve teremos novidades aqui no Rio!rsrs
Um abraço!

Anônimo disse...

http://markonzo.edu gatepresidio harnessed http://aviary.com/artists/adt-securityj http://www.autocar.co.uk/members/Steam-Cleaners.aspx http://tempurpedics.ning.com/profiles/blogs/tempurpedic-pillowcase thanksyoull http://blog.bakililar.az/tempurpedica/ http://tempurpedics.ning.com/profiles/blogs/tempurpedic-complaints ours