quarta-feira

Barcelona: Praia!

PRAIA DE BARCELONA

Como bom brasileiro, cheguei aqui já com uma forte curiosidade turística definida: como será a praia de Barcelona?


Esta foto foi no caminho "da cidade" para a praia. A tranqüilidade das pessoas sentadas nestas escadas públicas limpas já me dão uma idéia da atmosfera que vou encontrar logo adiante...


Orla de Barcelona. Vento bem fresquinho (para não dizer frio) e a revigorante caminhada pela calçada.


E não é que na praia eu encontro um toque de... Brasil? Não era só a bandeira! A música cantada ali (tem um violão na roda) também era nossa. Pelo sotaque de português macarrônico, no entanto, percebia-se claramente tratarem-se de gringos. Bela homenagem, muito obrigado!


O quiosque daqui é assim.


Essa escultura está aí perdida, no meio da areia. Engraçado: ninguém picha, ninguém mija, ninguém suja. E ela não precisa estar cercada por grades para isto. Apenas por respeito e civilidade!


Mais uma foto para a série "o pé esteve lá". Aproveitando: deu para perceber como a areia é limpinha? Sim, o povo é educado e não enche o patrimônio coletivo de lixo. Por outro lado, eles não têm a nossa sorte: a areia é grossa e dura. PS.: cordão da câmera na frente da lente.


Soa familiar, não? ;-)


Já isto é bem diferente. Na praia, de casaco?


Como estava frio mesmo, eu não fugi à regra. Mas não deixei de fazer o sagrado ritual de, sempre que oportuno, tocar em novas águas! Depois do Oceano Pacífico e do Mar Tirreno, agora é a vez de ser energizado pelo Mar Mediterrâneo!


Cadê o salva-vidas, nesta bucólica cadeirinha, para tomar conta dos pouquíssimos loucos que se aventuram nessas águas geladas?


Música ao vivo na beira da praia.


Aqui também tem píer. E esta espécie de "teia de aranha", à esquerda, serve como brinquedo para as crianças.




Olhando para a direita: um novo arranha-céu cresce rápido.


Olhando para a esquerda: na paisagem, a mistura entre o clima praiano e a modernidade dos arranha-céus comerciais de Barcelona.


E por falar em modernidade...










Deu vontade de trabalhar em uma dessas torres?


Com vista para a ciclovia, a calçada, a praia e o mar, fica este grande gramado (limpo! limpo mesmo!) onde as pessoas deitam e aproveitam a vida.


Escultura feita especialmente para os Jogos Olímpicos de 1992.


Idem.


Falando nas Olimpíadas, veja esta fileira de mastros. Provavelmente ostentaram bandeiras de todos os países participantes, durante os Jogos.


Também quase de frente para a praia, esta pista de ciclismo. Deve ter sido utilizada durante os Jogos.


E este aí é um dos prédios da Vila Olímpica que hospedou os atletas.


Já mais próximo do porto de Barcelona, um pouquinho mais do litoral da cidade.


Agora voltando o olhar da praia para a cidade, fecho o post. Bairro Barceloneta, bem em frente à praia.


Eleito desde já (nem tanto pela praia, mais pelo clima das ruas) como o bairro em que eu moraria, se estivesse aqui. Único defeito: não tem estação de metrô. Talvez tenha sido proposital: caminhar "por cima", aqui, vale muito a pena. Mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal o blog. Há pouco tempo fiz um mochilão pela Europa também.

Dá uma olhada: www.fernandobrandt.com