sexta-feira

Paris: Em terra firme

Bom, agora sim: equipamento completo, fotos e vídeos baixando, e o meu Diário começa a tomar forma. Minha chegada em Paris...


Este aí foi o primeiro francês que eu vi. Ponto pra ele, que agora está famoso entre os mochileiros internautas brasileiros.


Sensacional. Um painel eletrônico no saguao do aeroporto, atualizado em tempo real, informa os parisienses e visitantes sobre a situacao do transito em toda a regiao metropolitana de Paris. Aprenda, César Maia*!


Primeiro detalhe-surpresa, ainda no aeroporto, sobre a cultura francesa: para pagar uma compra de E1,10, dei uma nota de 50 (a unica que tinha) e, de troco, recebi varias notas e moedas e, para completar, esta balinha. "Faltaram dez centavos e ela me deu em balinha", pensei, ja com julgamento bastante negativo sobre este pessimo costume dos caixas brasileiros. Quando fui conferir o troco, no entanto, vi que ele estava exato. A balinha foi realmente um "presente" (ou a menina foi com a minha cara?).

ATENDIMENTO AO TURISTA NO AEROPORTO
Tirando o cara do posto de atendimento ao turista que - bem ao estilo "menininha-de-loja-de-shopping-de-saco-cheio-do-emprego" - demorou 10min. para terminar (a fofoca) no telefone e entao me atender no balcao em que eu ja estava, encarando ele. O suporte, no entanto, foi completo. E ele falava ingles.

FUZIS À MOSTRA
Eu, você e boa parte da população do Rio de Janeiro (acho) não se sentem à vontade com a opressiva (excessiva?) ostentação de armas dos policiais cariocas nas ruas. Aqui no aeroporto Charles de Gaulle, policiais acompanhados de soldados do exercito desfilam pelos terminais empunhando fuzis tambem. A unica diferenca e que eles passam sorridentes, passos lentos, e com as armas para baixo e travadas.

ALBERGUE JULES FERRY

Ja no albergue Jules Ferry, vista de dentro do quarto. Ao lado, a vista da agradavel varanda que, de bandeja, o hostel oferece - e ninguem usa. No proximo post, o resultado dos meus primeiros quilometros a esmo por Paris.

* Cesar Maia: atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

PS.: Perdao novamente pela falta de acentos! Teclados franceses: uma incognita.

12 comentários:

Eva. disse...

Voilà! A França deve estar "tremendo" com a presença do Aranha! Massa essa sua viagem! Curta.
beijos

Carolisk

Alê disse...

Quer dizer que dessa vez a aventura é no Novo Mundo? Divirta-se!!! beijos saudosos, aleleca@zipmail... rsrsrs... Alê

Diogo Rego disse...

Fala Aranha!!!

Desejo a você muita sorte na sua aventura! Sempre que puder darei uma passada por aqui...

E NÃO SE ESQUEÇA: vá a todos os metrôs que você puder e traga umas lembranças de lá para mim! =)

ABRAÇO!!!

Anônimo disse...

Psico!

Que delícia ler sobre os seus dias europeus! Já vi que está aproveitando mesmo! [e seguiu à risca minha dica de fazer tudo à pé em Paris, né?! rsrs]

Continue sua aventura, e decobrimentos! Ah! E vai no Louvre antes de pensar na Eurodisney, pelo amor...! rsrs!

Se cuida! E posta MAIS fotos!
Beijos! Bebe.

Anônimo disse...

Oiiiiii...vim só marcar presença e dizer que tô acompanhannnnnndo,viu?!
bjaum e divita-se infinitamente!!!

Unknown disse...

a vida é curta. curta.

dri charoux disse...

Ei Aranha,
Quem vos fala é a paulistana dri. Aproveite horrores PAris e não se esqueça de perambular por St Germains e Quartier Latin. Perto de uma tal fonte San Michel (acho) tem uma loja especializada em cartões postais daqueles. Veja se encontra. E quando chegar en Madri, não deixe de ir no Ojalá, un restaurante delicia que fica na calle san andres, perto do metrô Tribunal.
Beijos e boas caminhadas.

Fabile Migon disse...

Estou adorando acompanhar sua viagem, e digo que seus relatos são super interessantes e originais!
Continue se aventurando aí, que eu acompmanharei daqui!
Saudades!!!
Beijos
Fabile

Bete Lima disse...

olá. encontrei seu blog por acaso e foi um presente... sou professora de redação e estou pesquisando textos p/ montar uma apostila sobre diário de viagem c/ meus alunos. paixão à primeira visita. já adicionei ao favoritos... e acho q vou acessar c/ meus alunos em sala toda semana pra ver como está a viagem... e adorei seu estilo de narrar, objetivo, bem humorado, perspicaz, jovem... e o que mais gostei: você sabe curtir a vida... com humor, alegria e criatividade. que mais alguém pode querer? legal... divirta-se... Bete
(BH, MG).

LUCIANA FRÓES disse...

Não me canso de gostar de Paris! E é sempre bom vê-la com outros olhos! Sempre coisas novas que me deixam mais encantada com a Cidade-Luz.
Recomendo, brownies do Monoprix, é uma caixa azul e costuma ficar na parte dos biscoitos, vêm com 8, embalados separadamente e são uma delicia pra comer durante os passeios à pé, na hora da larica!

Foto, foto foto!!!!! cadê???

Depois que cortar o cabelo no Chatelet, me diz o que acho, que da próxima vez passo por lá também!!

E já sabe, se quiser dar uma escapada até Portugal! É só vir!!

Beijos e boa viagem!

Anônimo disse...

O que é isso? um blog? que estranho.

Carlos Aranha disse...

Be, no proximo post ja vem o Louvre!

Diogo, nosso Metro ta ficando no chinelo, viu?

Bete, continue acompanhando o blog! Obrigado pelo comentario.