FELIPE CHEGOU!
Felipe chegou esta tarde e já partimos para horas de caminhada. Foram, segundo meu GPS, 12km pelas (belíssimas e surpreendentes) ruas de Paris. Veja o resultado mais abaixo.
JET LAG
Sim, eu nao esperava nem queria, mas eu tive (e estou tendo ainda) o tal problema com a mudanca de fuso horario. E o que os mais afrescalhados chamam de "Jet Lag". Resultado: como, repentinamente, eu estou vivendo quatro horas adiantado, meu corpo se arrasta pela manha/inicio de tarde, mas fica eletrico pela madrugada afora.
É pessimo, porque mesmo com a luz do dia, o cerebro parece demorar a entender que "agora tem sol as 3h da manha". ("Vamos la, cabecinha, trabalhe! Preciso aproveitar o dia! Carpe diem.")
METRÔ DE PARIS
O metrô de Paris é simplesmente fantástico. Você pode ir literalmente de um canto ao outro da cidade utilizando suas 14 linhas.
Agora vejam esta belíssima estação, toda em metal dourado com "escotilhas" que guardam objetos de arte.
Corredores de baldeação entre linhas, cheios de publicidade.
Não tem um canto de Paris em que você não encontre uma descidinha como esta.
Sensacional: a estação informa, através deste painel eletrônico, quantos minutos faltam para a chegada do próximo trem (e também do seguinte!).
Como aqui não tem música clássica tocando nas estações (esta, só quem é carioca vai entender), nós suprimos a carência musical com um Ipod.
O do Rio é mais bonitinho, limpinho, conservado e tal (veja a infiltração acima, numa estação antiga de Paris). Mas de que adianta um metrô bonitinho que não te leva a lugar nenhum?
Ah, ainda tem mais uma curiosidade! (Coisas de Paris...) A "moça" da gravaçao que informa a próxima estaçao o faz de maneira cantada, quase artística.
Difícil explicar sem som! Mas é algo assim: ela fala o nome da estaçao duas vezes. Cada uma numa entonaçao diferente.
:::: ChateLÊT // (2 segundos) // CHÁtelêt
Um "charme".
GEORGES POMPIDOU
Eu estava andando pela regiao do Chatelet e Hotel de Ville e, la no fundo, me aparece uma aberracao.
Um predio esquisito (veja no fundo da foto), mais alto que todos, cheio de cores, totalmente contrastante com a arquitetura de Paris. "Ah, tem Cesar Maia em todo lugar", pensei. E fui caminhando em direcao ao predio para tirar satisfacao, em defesa de Paris.
Mas Paris e Paris. E, de verdade, surpreende voce a cada esquina. Dez quadras depois, chego ao estonteante Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, instalado no tal predio. "Ah, a aberracao e proposital", pensei. Sim, e o predio e sensacional. Veja as fotos.
Mais uma vez, o conselho: nao programe passeios em Paris. Entre na corrente sanguinea da cidade e viva ela. Somente isso. Os "pontos turisticos" aparecerao naturalmente.
À BEIRA DO SENA
Estes parisienses patinhos não me deixam mentir: caminhar à beira do Sena é uma delícia.
O que aquela placa quer dizer? "Proibido estacionar"? hehe
A praia parisiense (que só "funciona" no verão) é agradável a ponto de merecer algumas horinhas de descanso e contemplação (mesmo sob tempo nublado, como agora).
SHOPPING SUBTERRÂNEO
Esta linda praça (pública, é claro) entre o Chatelet e o Hotel de Ville "esconde" um mega-shopping subterrâneo.
Taí o acesso.
CHATELET
Praça ao lado do metrô Chatelet.
Vou pegar meu primeiro lanchinho em Paris e, veja so: a moça prepara o meu crepe com... A MÃO! Sem luva, sem lavar antes, nada. Pegou também o meu dinheiro da mesma maneira e voltou a manipular o crepe. Que delícia, não?
Eu levo minha filosofia de viagem tão a sério que, nessas horas, só entro no clima. Rio da situação e fico feliz por poder observar mais uma diferença cultural. Mas não posso deixar de comentar que esta porcalhada me faz lembrar as "normas sanitárias da França" que obrigaram o meu avião - e meus poros - a serem dedetizados (ver aqui).
Cadê as regras sanitárias agora?
CURIOSIDADES SOBRE PARIS
---> MITO 1 - "Franceses fecham a cara se você chegar falando inglês"
Mentira. Nada que um "Pardon, je nepa parle france" (eu não sei falar francês) não resolva. Especialmente se seguido de um "Vous parle angle?" (você fala inglês?)
A reação, em 90% dos casos, foi tão humilde que, quem sabia falar inglês respondia com um orgulhoso e sorridente "yes!!!". Quem não sabia, pedia desculpas e chamava alguém que soubesse. Ou seja: venha tranquilo para Paris que você não será linchado por falar a língua "deles". Paris sabe o quanto ela precisa do turismo (e o turista, dela).
---> MITO 2 - "Francês é porco e não toma banho"
Olha... (pausa para risos) Brasileiro gosta de se meter na vida de todo mundo, né? Até de quem mora a anos-luz de distância de nós, como os franceses. Se tomam banho ou não eu não sei, que não fiquei investigando a vida de ninguém.
Mas Paris - verdade! - tem perfume. É uma cidade muito gostosa de se andar - por qualquer rua - e respirar fundo. E o metrô - alvo da maior parte dos comentários maldosos de brasileiros asseados - não fede, mesmo quando lotado. Então, antes de acreditar no que dizem sobre os franceses, lembre-se das ruas da Lapa (Rio/RJ) que fedem a mijo por quilômetros quadrados graças à educação dos homens super-perfumados daí.
MÃO NA COMIDA

Bom, eu tô aqui defendendo o perfume dos franceses, mas tem um ponto em que nós estamos bem à frente deles, no que diz respeito exatamente à higiene básica na manipulação de alimentos.
Como falei acima, aqui - seja qual for o nível do restaurante, boteco ou lanchonete que você vá -, tudo é manipulado com a mão. Crepe, pizza, cookie, sanduiche... Isso mesmo, sem luva nem nada. Unhas pretas fazem parte da história, se for o caso. E o dinheiro da comida, é em geral acariciado pela mesma mão e no mesmo processo, assim como o seu troco.
Minha sugestão é que você entre no clima e coma tudo com germes franceses - afinal, viagem não é para ter frescura e ficar se preocupando; a graça está justamente em "entrar na onda". Se você quiser comer num lugar em que todo mundo use toucas e luvinhas plásticas, apele para o mundialmente padronizado Mc Donald's.

Falando em comida: o famoso crepe de Paris não é comido com talheres, como fazemos no Brasil. Tenha o (complicado) recheio que tiver, o crepe é entregue ao freguês desta maneira que você vê aí em cima. O da foto era de Nutella. Re-co-men-do.
GRINGOS MALUCOS
Não tem uma viagem minha (ver Sul do Brasil e Peru) em que eu não esbarre, em algum momento, com um gringo maluco. Este aqui foi sensacional: me apareceu logo no primeiro dia e, juntos, nos divertimos muito.


O cara é das Ilhas Canárias. Bastava um cálice de vinho por noite para ele rapidamente ganhar o título de "cantor" e "cantador" (das mulheres) do albergue. Figuraça.

Ele jurava que este aí é o "passaporte" dele. E fez questão de mostrá-lo para todo mundo...
BONSOIR!

Para terminar: vai um suquinho de laranja aí? Beijos e até amanhã!
8 comentários:
HAHAHAH!!! Sensacional!! AMO essas suas histórias e curiosidades! ;)
Tô aqui rindo pacas com os detalhes "higiênicos" das unhas pretas e tal... ;) Beijão, irmão!!! =)
Grande Aranha....
Estou aqui lendo seus depoimentos sobre a França!
Sobre os banheiros, fotos do Metrô, paisagens de Paris...
Realmente como voce disse esse Blog é único, com os seus comentários e considerações. Fazendo elogios e criticando quando necessário!
Parabéns pela viagem!!!Curte aeee cara!!!
Abraço!
Que bom que chegou uma companhia...bjinhos e boas bacterias!!! heheheheh
Oi Menino do Sorriso Bonito!
Adorei saber que sua viagem está sendo um sucesso!
Paris é realmente algo fora do comum! Dá pena de ir embora e seguir viagem..hahaha
Comprou a Deuter? É bem cara, mas que bom que vc sabe que fez um excelente investimento.
Espero um dia fazer uma trip contigo.
Ahhhh, não conhecia esse CTG em Santa Cruz, não fazia nem idéia.
Vou lá conferir!
Beijux
Queridichico,
Hoje fiz uma coisa que nunca faço. Liguei o computador no domingo de manhã só para ter notícias suas.
Tô adorando te acompanhar nessa viagem. Muitaassssssssss saudades!!!!
Comida com bactéria é mais gostoso!!!
Beijosssssssssssssssss
ainda bem que você me regenerou e se deixou encantar pelo georges pompidou... ele é uma obra prima! *:).
estou amando a sua viagem! aproveita muito!
Pior é que a foto do "passaporte" do gringo maluco é muito parecida com ele mesmo! huahauhauhaua
beijo
Tchu
Aaaaaaaaaaaaa... Jean Nouvel não é aberração!!!!!
Postar um comentário