domingo

Roma: Caminhando



Este post traz o já célebre "caminhando contra o vento": alguns curtos comentários e fotos soltas das minhas longas caminhadas pela cidade.


Veja este céu em Roma. A diferença de tempo da foto de cima para a de baixo foi de segundos!




















Fontes como esta são muito comuns em Roma.



Horrorosa ex-midia exterior largada as ferrugens em Roma.


Aqui, ambulante não faz "puxadinho" do poste, roubando energia que o contribuinte paga. Até porque não tem poste na rua: a fiação é toda subterrânea). Regra é regra, e aqui ela é realmente cumprida: cada barraquinha tem o seu gerador elétrico.


Banheiro PÚBLICO e GRATUITO em Roma. Dá pra acreditar?

Ficou curioso para saber como ele é por dentro?


Isso mesmo. Não é um shopping. É a rua. E é público. E é de graça.


A parte mais (literalmente) privada do banheiro tem luz (uuuhuhu) especial.


E quando não há banheiros bonitinhos como aquele, Roma providencia banheiros químicos públicos. Xixi no muro, só no Rio de Janeiro.


Um túnel... branco! Todo branquinho mesmo. E tão bem iluminado que chega a cegar a vista de quem dirige e entra nele com "pupilas de rua escura".


Conhece este rapaz? Garoto-propaganda de remédio para cabelo (!) aqui na Itália.




A lua fazendo questão de mostrar presença.


Olha as Havaianas aí gente!


Peraí... Como assim "não toque"? Vou comprar um chinelo sem tocar nele?


Pouco importa o que diz a placa. Veja o seu reflexo.















Agora veja esta, com seus ícones na parte inferior: "não suje, não risque, não jogue lixo na rua, não deprede". Recado dado e entendido.


Depois do "francês ruim de roda" em Paris, descobri...


...um italiano ruim de roda! Deus do céu, coitado do carro. (Repare nas duas rodas!)




















Lembra dos painéis eletrônicos públicos informativos que eu vi em Paris? Roma também tem. Cheio de informazionis!


E olha que moderno! Até a pizzaria tem menu eletrônico! O patrão aumentou o preço? Em segundos, a nova bagatela já pode estar em tela! Seria ótimo para os tempos de Sarney no Brasil.




















Pequenas surpresas como esta te esperam em Roma. Basta andar a esmo pelas ruas. Lá no fundo, quase invisível, uma belíssima estátua (clique na foto para ampliar).


Essas titiquinhas de carro estão por toda a parte por aqui. Nem sei se eu caibo dentro. Mas quero um pra mim!!!















Longe de ser uma "titiquinha", tem o também minúsculo Smart, meu sonho de consumo. Imagine poder estacionar de lado!


Roma é assim: reserva surpresas como essas nos menores becos. Esta foto aí tem uma curiosidade: apoiei a câmera, com tripé e tudo, em cima de um carro de polícia. É claro que os policiais chegaram bem na hora em que a câmera captava a foto.

Se você, brasileiro como é, acha que com isso eu tomei uns tabefes, ouça esta: quando um foi abrir a porta, a outra policial o alertou - "Espera! Ele está tirando foto!". Ficaram todos me olhando, esperando eu "liberar o carro" para eles entrarem.

A câmera terminou então sua captação de 5 segundos e eu agradeci e disse que eles podiam entrar. A policial então veio até mim: "deixa eu ver como ficou!". (...) É isso aí.


Lá longe, durante a caminhada solta, veja quem eu encontro: Coliseu! Mas calma. Vou deixá-lo para visitar, propositalmente, só no último dia!


PIZZA EM ROMA
Não perca tempo. Essa aqui é a boa: Pizza Baffeto. Via del Governo Vecchio, 114. Barata, deliciosa e super "alternativa", vide a inusitada forma de atendimento de seus garçons e também de seu dono, que está sempre presente - e fazendo questão de mostrar isso, com um tom de voz altíssimo, bem "à italiana".


Seguindo os costumes, eles não deixam, por exemplo, duas pessoas sentarem numa mesa de quatro. Assim como era também em Paris.

Como neste caso aí da foto não havia mesa de dois disponível, o garçom pôs a gente numa de quatro em que já havia duas pessoas. Alemães, mãe e filho.

Era aniversário dela, e os brasileiros aqui então encomendaram um bolinho com velas, atitude que a surpreendeu muito e a permitiu arrancar até umas palminhas e outros largos sorrisos do fundo de sua (muito simpática) austeridade.


De novo o Baffetto: sua constante fila na porta não é a toa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Faaala Aranha!
Com relação a: -"Horrorosa ex-midia exterior largada as ferrugens em Roma."
Eles colocaram so tem 1 mes, por que domingo agora tem eleição aqui em Roma. Os politicos não podem colar propaganda no muro, então colocam esse trecos feios e depois levam...
Bjks, Claudia

Anônimo disse...

Carlito...

To me divertindo com essa sua viagem!!!!!

E aproveitando.. seu niver é hj, né??

PARABÉNS!!!!!

bjsss
Manu

Unknown disse...

comentário rápido: to amando "viajar"pela Europa tendo vc como guia!
ps: achei mto legal a idéia do bolo~!