domingo

Roma: Spagna, Trevi e +

PARQUE VILLA BORGHESE
O primeiro dia em Roma foi bem calmo. Fomos devolver o carro alugado em Veneza e demos longas e demoradas voltas até conseguir achar a loja da Europcar. Não fosse a ajuda do GPS, que nos guiou a pé (!) por dentro de um parque, não chegaríamos lá.


A sorte era que o parque era o Villa Borghese, um Ibirapuera ou Quinta da Boa Vista 10 vezes melhorado. E bota diferença nisso, especialmente no que se refere à decência dos usuários do parque em não jogar lixo no chão.


Nada é por acaso: graças ao fato de termos nos perdido, ganhei seguidos minutos de "Roma turistas-free", num parque que é visitado (quase que exclusivamente, pelo que me pareceu) por italianos.


Foi engracado pedir para o GPS tracar a rota até a Europcar e vê-lo, confuso, nos indicando um caminho onde nao passa carro (literalmente no meio do parque).


E aí está uma das belas visões deste ótimo parque...


...onde fica também o Zoológico da cidade.


Quando, enfim, consegui entender o caminho para a Europcar, tive essa experiência única de "competir no trânsito" com um... BONDE! Veja o vídeo.


Depois de tempos, tai, enfim, o Panda devolvido, inteiro e intacto.


PIAZZA DE SPAGNA

Vista do topo da...


...escadaria da Piazza de Spagna.


Multidao atacando o comércio nas ruas próximas.


Bonita fonte na Piazza de Spagna.


FONTANA DI TREVI
Sem pegar em mapa, continuamos caminhando a esmo. Foi a melhor coisa: de surpresa, sem ter planejado, nos deparamos com a Fontana di Trevi.


Estava entardecendo. É bonito. E insuportavelmente cheio de turistas chatos com suas mil câmeras.


E eu, claro, com a minha. E sempre bem chato também.


Cara de "ai, que saco, tem 20 olhando com ansiedade pra mim e esperando eu sair para tirar também esta foto".


Esqueci de jogar a clássica moedinha pedindo para voltar a Roma. Será que nunca mais eu volto?


METRÔ DE ROMA

Tá vendo o mapa da rede do metrô de Roma, acima? Se você mora em qualquer cidade que nao seja Sao Paulo (que tem um metro, digamos, razoavel), voce pode estar impressionado com a quantidade de linhas e estacoes.


Mas isto nao e nada. O metro de Roma e considerado bem fraquinho, ate pelos proprios italianos. Dizem que faltam obras, faltam novas estacoes, faltam construir mais linhas. (Aqui, o referencial é outro!)


Realmente, se comparado ao metro de Paris, o de Roma é bem fraco. E olha que interessante: enquanto na Franca a posicao da esquerda na escada rolante é absolutamente respeitada (está sempre livre para quem tem mais pressa), aqui na BrasItália desce todo mundo por todos os cantos enquanto lerdos também param em todos os cantos, levando a atropelamentos entre pessoas por pressa. Esse tipo de civilidade (?) te soa familiar?


Midia eletronica no interior dos carros. Fique atento: é aqui, no tumulto dos trens, que ocorrem inumeros e incontaveis roubos. Parece que figura facil entre os assaltantes sao mulheres gravidas ou com criancas de colo. Sorrateiras, abrem bolsas femininas e puxam carteiras de bolsos masculinos. É so ficar de olho e ser bem esperto, como ja estamos obrigatoriamente acostumados a fazer no Brasil.

Em breve, mais Roma!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ja era hora, heim Seu Aranha?! Não aguentava mais de ansiedade em ver as suas fotos daqui de Roma e ler seus comentátios.
Beijocas! Claudia

Anônimo disse...

Em 2 semanas viajarei para Milão, Bologna, Florença e Roma. Cheguei ao blog de vocês por acaso e adorei! Uma maneira divertida de apresentar a viagem. Quando li que o Aranha é jornalista, entendi a qualidade do blog. Parabéns!