quinta-feira

Veneza: 1as impressoes


CHEGAMOS! "O pé" encosta nas águas de... Veneza! Canais, vielas, barquinhos, cantorias. Trattorias, boa comida e clima de romantismo no ar. Sim, Veneza é tudo isso. Mas, se voce acha que isto significa o dispendio de fortunas, pode cortar boa parte da gordura que, eventualmente, te afasta de vir aqui.


Veneza também tem espaço (apesar de bem pequeno, como voce verá abaixo) para jovens mochileiros pobretões.


Para você ter idéia: nestas minhas primeiras horas em Veneza, caminhei mais de 5km pela cidade.


Ela é repleta de pontes como esta. Ou seja: voce nao depende do "barquinho" (aqui chamado de Vaporetto).


Gasto na coluna e na sola do sapato, mas economizo no bolso: cada passagem do "ônibus aquático"custa quase 5 euros! E ainda cobra sua bagagem como se fosse mais uma pessoa!!!


Pois bem, Veneza tem mesmo o seu charme. Mas ele é severamente arranhado por alguns pequenos detalhes que, bastasse pequeno capricho, não existiriam.


PECADOS DE VENEZA

1) TURISDIOTA
Explorar turista.

A agência do governo de informação ao turista, localizada no terminal ferroviário, COBRA 2 Euros pelo mapa de Veneza! Inacreditável. Nao consigo admitir um departamento de turismo que cobra pelo mapa da própria cidade que quer vender.


2) Lixo
Que "Comlurb" de quinta! O povo é até relativamente educado, joga o lixo no lugar certo, mas...


Veja como a companhia de limpeza deixa Veneza ficar.

Sabemos que o bom exemplo é um dos melhores caminhos para estimular a civilidade. Como a companhia de limpeza nao e caprichosa, acaba que o povo entra numa de que a rua é lixeira, e entao...


...taí a Piazza San Marco (coração da cidade) cheia de "lixo turístico".

Falando em lixo: só por curiosidade, veja como é feita a coleta de lixo domiciliar de Veneza:

Sensacional! Olha o "caminhao" do lixo passando na sua "rua"!


3) Mais exploracao
Aqui é tudo ofensivamente mais caro. Paga-se 5 a 6 euros por hora de acesso a internet (!!!). (Vale o comentário: estou postando atraves de uma rede aberta wireless que encontrei por sorte (e por descuido do dono).

Ah, e uma curiosidade: na Italia, por ordem da policia (por diretrizes anti-terrorismo), todo usuario de cyber cafe precisa se identificar com passaporte (mesmo que sejam apenas "15 minutinhos").


ITALIANOS VERDE-E-AMARELO
Estou impressionado em perceber como os italianos - comparados aos franceses, é claro - sao mais parecidos com a gente. As semelhanças estao num jeito meio "quero ser esperto" de ser, misturado àquela irresistível simpatia e ao jeito bem-humorado que eu nao pude identificar nos franceses.


Este garçom aí "catava" clientes quase como um humorista cultiva sua platéia. Só faltava puxar para dançar quem passava na rua. Deu resultado: o restaurante vivia cheio.


Uma das polícias italianas, ainda na parte de Veneza que faz conexao com o continente. Além dos "carabinieri", existe também a Polizia Municipale, a Polizia del Stato e mais alguma outra que eu nao me lembro.

Ou seja: parece um macarrao de polícias para que ninguém precise assumir a responsabilidade por determinados assuntos delicados. A estratégia te parece familiar?


Agora sim, dentro de Veneza - onde nao há carros -, veja como é a "viatura" da polícia. Fiquei curioso: será que ela tem sirene? Quase peguei uma bolsa e saí correndo para testar.


Mais uma viatura.


O ALBERGUE
Estou na Foresteria Valdese. Um albergue da Igreja Metodista de Veneza. O que tem seus pros e contras: enquanto a infra-estrutura e otima - banheiros limpos, roupa de cama cheirosa, quartos bem-cuidados -, o local pede um comportamento nao muito comum entre backpackers.

Ou seja: um albergue bom para descansar. Ruim para festeiros como eu.

Foresteria Valdese
Diaria por aproximadamente E22, em quarto coletivo. Quieto, sem bagunca, limpo, organizado, muito boa localizacao (a 5 minutos a pe da Piazza San Marco).


NORMAS SANITÁRIAS III
Não é possível... Aqui na Itália também pegam comida com a mão! Serei eu um fresco ou um mal-acostumado com um país cheio de (adoráveis) regrinhas de higiene?


SAUDADES DO BRASIL
A mao na comida pouco importa. Mas tem sim uma coisa que ja me fez ter saudades do Brasil nesta viagem: a (falta de) qualidade, sabor, diversidade nos biscoitos e laticinios da Franca e da Italia. Sabe aquele biscoito para levar na mochila so para quebrar um galho quando necessario? Pois e: aqui so tem biscoitos e iogurtes horrorosos!

Elma Chips e Elegê: te ligo quando voltar!!!

(Posto novamente assim que possível. Até!)

4 comentários:

Unknown disse...

Amigo, prepare-se pq o seu incomodo c/ o fato de manusearem a comida c/ as maos sujas de dinheiro e outros bichos mais sera assim nos outros paises tb... Na Alemanha e Holanda presenciei a mesma porcaria... Mas vc sobrevivera e criara anticorpos :o)

To adorando a aventura.
Beijo!

Leila Kaas.

Unknown disse...

Bom saber! Na minha mala já vai ter esp~ço cativo pros biscoitos. ;D
Seu blog tá mto bom, Aranha!
Bjks!

Bete Lima disse...

olá, continuo (ou melhor), continuamos acompanhando sua viagem, pois indiquei o blog para o meu marido, o leo. ele adorou o blog. primeiro pq adora a europa e está podendo reviver algumas lembranças de viagens e tb pq acho q foi identificação imediata, em seus textos, vc não tem vergonha de assumir q é do bem, q é um cara Limpo (não bebe, não fuma). vc sabe q hj em dia com tanta inversãom de valores entre as pessoas, ser uma pessoa do bem, acaba mais afastanto q aproximando. e o melhor de tudo: seu texto é ótimo (já te escrevi e contei que sou professora de redação...), enxuto, objetivo e bem-humorado sem ser engraçadinho. e a sua cabeleira, hein? já ouviu falar do sílvio caldas, um cantor de axé das antigas? igualzinho...
é isso aí. boa viagem. gosto do seu olhar... q sabe apreciar a beleza sem aquele deslumbre de turista q distorce o foco... boa viagem. curta mais e mais! abraços. bete (BH)

LUCIANA FRÓES disse...

Ei Aranha, to adorando Veneza também! Assim que der vou pro norte da Itália!
Mas quanto a manusearem a comida com as mãos, é naturalíssimo. Já nem ligo mais, e olha que sou bem fresquinha! Abstraí essa parte. Até agora não tive nada!! hahaha

Mas como assim vc não achou quitutes deliciosos pra passar o tempo na viagem? Não comeu os brownies de Paris? São perfeitos snacs. Têm tb vários biscoitinhos maravilhosos, que inclusive vêm embalados aos pouquinhos, justamente pra não ficar o pacote todo aberto de vez. Procura isso direito!!!
Se achar um gelato de melão por aí, pode cair dentro que é delicioso!

Beijocas e boa viagem!