quarta-feira

Paris: Despedida!

ESGOTOS DE PARIS

Depois da Torre, fui atrás de uma dica que li por aí na internet: tour pelos esgotos de Paris. Isso mesmo: aqui, até o sistema de esgoto da cidade é atração turística.


Era nestas galerias subterrâneas que muitas famílias francesas se abrigavam, durante a Guerra.


Eu fiquei muito interessado por tudo. Assisti a todos os videos oferecidos por esta TV interativa aí. E me lembrei que, bem lá no fundo, sou um engenheiro frustrado.


Agora falando tecnicamente: muita coisa que o esgoto daqui faz, o do Rio (e principais cidades brasileiras) também faz. Por exemplo: comporta de abertura automática para drenagem do excesso de água pluvial na rede diretamente para o mar (no caso aqui, para o Rio Sena). Bombeamento de excesso de água pluvial para o rio mesmo que ele esteja com o seu nível elevado.

Mas tem uma coisa que só o esgoto de Paris faz. Sua chave caiu no bueiro? Está com medo de chegar em casa porque perdeu a aliança num ralo? Ligue para o Égouts de Paris e aguarde a chegada dos senhores de macacão azul. Eles vão percorrer as galerias subterrâneas para recuperar seu mimo.

É isso mesmo. Acredite se quiser. O serviço é "vendido" até num vídeo exibido aí nesta TV. Só não tive coragem de testar (imagina se todos os turistas tiverem esta idéia...)

Égouts de Paris
Entrada normal: E4,20
Estudantes: E3,20


LIXO
Falei de esgoto, por que não falar de lixo?


As lixeiras daqui são engraçadas: na verdade, limitam-se a um suporte para o saco de lixo. Tem o benefício de, no mínimo, facilitar a coleta.


A "Comlurb" daqui é verde.


Nao tem nada a ver com o assunto, mas cabe aqui: em Paris, os tapumes de obras tambem sao verdes.


QUE DIFERENÇA UMA BOA PREFEITURA FAZ

Está vendo este simples mobiliário urbano? Sim, ele é comercial, está vendendo algum produto que eu não me lembro qual. Mas é também de utilidade pública: aqui, basta você ativar o bluetooth do seu celular (ou notebook) para receber, gratuitamente, mapas de Paris e diversas outras utilíssimas informações sobre a cidade. Iniciativa simples, barata e utilíssima - além de, por enquanto, inovador. Prefeitos do Brasil: acordem!


Ate nisso eles pensam: borrachas anti-derrapantes na faixa de pedestres, para que nem casca de banana seja desculpa para tombos parisienses.



Os pontos de onibus informam, num painel eletronico, quais sao as linhas em circulacao e quanto tempo falta para chegar o proximo onibus!!!


A prefeitura tambem tem paineis eletronicos espalhados pela cidade onde divulga suas campanhas, divulga eventos...


ÁGUA
Ai, ai, Brasil... Sabia que a água mineral aqui custa infinitamente menos que no Brasil? Sim, mesmo convertendo o preço para real.


Esta garrafa ai me custou 17 centavos de euro. Aproximadamente, arredondando para cima, uns R$ 0,50. No Brasil eu não pagaria menos do que 3 reais por ela.


Outra: aqui, restaurante não te cobra a água que você pede à mesa. É isso mesmo, está incluída. É de graça. (O fato de a água encanada ser potável facilita, é claro, esta "gentileza")



DA SÉRIE "PRECISO SER MAIS ESPECÍFICO"?

Placa no jardim de uma praça diz: "banheiros públicos e gratuitos logo ali". Precisa dizer mais alguma coisa?


Revistas numa livraria: "Folhear, sim. Ler, não".


Precisa explicar ou você, motorista, já entendeu?


CAGADA NA MOCHILA Mil perdões pelo palavrão. Você sabe que eu sou um moço de boas palavras. Mas não tem outra melhor para definir a surpresa que o defeito de fabricação da necessaire Curtlo (que eu propagandeei aqui) causou na minha mochila hoje.


Essa foto horrorosa mostra onde foi parar o meu shampoo, que estava acondicionado nestas embalagens de plástico que vêm com a necessaire. Ele também sujou minhas roupas, molhou meus papéis e me roubou preciosas duas horas limpando tudo.

Escrevi para o atendimento Curtlo e eles rapidamente assumiram o erro e vão mandar (para a minha casa, no Brasil) um novo par de embalagens para shampoo. De que adianta? Já estou aqui...


RÁPIDA - Está andando pela Boulevard St-Germain com fome? Maharajah pode ser uma boa pedida. Comida boa e barata, apesar do ambiente fresco. Numero 72 da rua.


TREM PARA VENEZA!

Hoje passarei a primeira noite da minha vida num trem. Emocionante para um brasileiro exclusiva (e forçadamente) rodoviário; trivial para um europeu.


Taí a estação de trem. Uma das maiores de Paris. Aqui, estação de trem é valorizada, bem cuidada e, inclusive, valoriza o entorno do bairro. Óbvio, não? É por aqui que chegam os turistas!

Tem pensamento diferente o Rio de Janeiro, que tem sua rodoviária num lugar ermo, sem conexão simples com o metrô e totalmente degradado em sua vizinhança.




PAREI O METRÔ DE PARIS
Indo no metrô para a Gare de Lyon, este que vos fala pagou um severo mico: a alça do meu mochilao ficou alguns centímetros para fora do vagao cheio e, sem perceber, eu parei o metrô de Paris por uns longos 15 segundos. Ele ficou fazendo "tsss... tsss... tsss..." enquanto tentava fechar a porta, até um gentil e sorridente francês puxar a tal alça para dentro, por mim.


Pronto, ja estou no trem a caminho de Veneza. É deste jeito aí, com cara de alucinado mesmo, que eu escrevo para voces. Ta vendo? Proximo post, em Veneza, direto de um notebook flutuante. Até!

9 comentários:

Priscila disse...

Você está na Europa há dias e ainda não cortou o cabelo!?!?!?!?!

Acho que não vou te ver antes de ir pra Sampa :( Começo lá dia 31, dia 4 embarco para o México!

LUCIANA FRÓES disse...

Adorei Paris pelos seus olhos!!! Muito boa mesmo!!!!
Pois, acabou não indo no Chatelet pra cortar a peruca, né??? Como vou ficar sabendo agora se vale a pena ou não?? Vou arriscar com o meu, hehehe!!!

O lance do cabelo mais liso, é porque a água daí (e daqui) tem mais calcário, o que causa um enorme estrago no cabelo, fica mais pesado e duro (e liso)!

Divirta-se em Veneza!

beijão

Anônimo disse...

Cara, a qualidade do texto, as informações, as fotos.....tá de parabéns aranha! E ó, aquela água lá, vende aqui na farmácia por 1.60 tá???? hahahaha Beeijo!

Fabile Migon disse...

Estou amando acompanhar a sua viagem! Mas hoje estou aqui para dar um recado (depois que eu falei que sabia de vc pelo blog, me passaram esta atribuição): no dia 04/04 - seu retorno, terá um encontro de equipe RH. Será em hotel e vc receberá o convite para o e-mail particular.
Pronto! agora esquece que existe trabalho e volte à sua viagem.
Bjs

Carolina disse...

adorei ver o carroucel da amélie poulain no fundo de uma das fotos [a do reboque]. e essa coisa de ser prefeito, deve transformar as pessoas em pessoas com mania de cores... o daí com o verde e o daqui com o laranja...
beijo grande a boa viagem!

Raissa disse...

Oi Carlos, Lembra de mim? Lili amiga da De, da Cris e da Dalila? Entao, peguei o endereco do seu blog com a Cris e estou amando viajar a Europa com voce! Muito legal o seu blog. Parabens e continue dividindo com a gente essa experiencia fantastica! Beijos!

Amanda Henriques disse...

Nossa, fotos super bacanas! Show de bola seu blog! Mas diz aí, quando você volta? Como que eu fico? Vou ficar sem supervisor, hen, hen?? Rss****

Sempre tem um ser inconveniente que aparece para falar de trabalho durante as férias, né?
Releve, é a estagiária.

Odaleia disse...

Amei o seu blog! Encontrei-o no Google procurando pelos Esgotos de Paris. Amei a descrição dos espaços. Estou preparando minha primeira viagem para a França. Já comecei meu diário de viagem (num caderno) e não num blog. Acho que ainda não estou tão moderna! Amei sua descrição quando diz "estarei embarcando num trem francês, algo corriqueiro para os nativos, algo que faz bater mais forte o coração dos brasileiros".
Meu coração bate mais forte desde o dia em que eu tirei meu passaporte e comecei a planejar "ma première voyage en France". Um abraço,

ESCOLA DE BRINCAR E APRENDER disse...

Olá Aranha,
estamos indo pela segunda vez Paris em julho. A primeira ficamos amarrados num grupo que não ia a parte alguma, mas agora estamos indo por conta - passagem e hotel e liberdade. Achei muito legal suas fotos e seus comentários, mas uma coisa me chamou muito a atenção: Sua ida a Veneza!
Sendo assim você poderia me dar algumas dicas sobre esse assunto especificamente, tipo custo da passagem ida e volta, alimentação,etc.
Gostaria inclusive se você utilizasse meu e.mail para resposta. Uma pessoa como você desfutou dessa aventura deve ser um cara muito bacana. Meu e.mail é dagobertomebius@hotmail.com
Quando volta mando comentários para acrescentar no seu blog.
Um abraço,
Dagoberto